segunda-feira, 24 de junho de 2013

Deputado Estadual de Sergipe - de 1955 a 1967 " Antônio Torres Junior "


   
Antônio Torres Junior

Antônio Torres Junior nasceu em 02 de outubro de 1926, em Canhoba, Sergipe, filho de canhobenses de classe média, seus pais Antônio Torres Neto, comerciante, ( Prefeito de Canhoba- 1959 a 1963) e Dona Leonilda de Souza Torres. Estudou as primeiras letras em Canhoba, aos 15 anos de idade, estudou no Colégio Tobias Barreto em Aracaju.Formou-se em Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, na faculdade de Direito em Alagoas no ano de 1954, Advogado, Professor de História e Geografia pela Universidade Federal de Alagoas,Assessor jurídico da Secretaria de Estado da Educação.



"Meus bisavós paternos, raízes canhobense:  Antônio Torres Netto e Leônida de Souza Torres. Foto tirada em 10/08/1965". (Foto e legenda de Ângelo Maurício de Araújo Torres).

   Foi eleito Deputado Estadual de Sergipe, por 04 legislatura seguidas, 1955/1958>>1959/1962>>1963/1966 e 1967/1970 ( interrompido em 21/12/1967 . Fato inédito naquela época, Secretário de Estado da Justiça. Presidente  da Assembleia Legislativa  no Governo de  Luiz  Garcia em 1960.

“Meus  pais 'in memorian': Gicélia de Araujo Torres,  Deputado Antonio Torres Junior, Eu Ângelo e as manas Anicélia e Ângela (1960)”.  (Foto e legenda de Ângelo Maurício de Araújo Torres).

A Família, o Homem, o Pai de família ... Torres Junior.   
Aniversário de 2 aninhos de idade de Angelo. 02 de outubro de 1957. Minha mãe Gicélia de Araujo Torres, meu pai Antônio Torres Junios, Eu (Angelo), minha avó materna Emérita Mendonça de Araujo, a mana Angela Margarida, e meu avô materno Benilde Vieira de Araujo. (Acervo fotográfico da Família Torres.)



Túnel do tempo:

"1- In-memorian meu pai, Deputado Antonio Torres Junior 1966. 2- Ângelo 07/09/1966. 3 - Ângelo 10/1956. 4 - A mana Ângela Margarida e Ângelo sentados no muro da casa onde morávamos na rua maruim nº 699 hoje se encontra edificada a igreja adventista central de Aracaju. Detalhes das fotos Viana Santana - Aracaju-Se". (Ângelo Maurício Torres).

Fotos: arquivo Ângelo Maurício de Araújo Torres.




      Orador carismático, homem público íntegro,honrado, inteligente, grande Tribuno. Líder do Governo Lourival Batista em 1967, seu lema da campanha era " Está sempre renovando com o povo ao  lado do povo" seu partido UDN ( União Democrática Nacional )  seu lema era:  Migrado para a Arena.
       No dia 09 de dezembro de 1949 casou-se com Gicélia Mendonça de Araújo, que passou a se chamar Gicélia de Araújo Torres, sua esposa, amiga, companheira. Mais tarde tornou-se  juíza de Direito ( o fórum da cidade de Salgado em Sergipe, leva seu nome),  teve três filhos,  Ângela Margarida Torres de Araújo,  Ângelo Maurício de Araújo Torres e Anicélia de Araújo Torres.

Campanha Política de 1966.Ambos foram eleitos. Meu pai Antonio Torres Junior foi reeleito pela quarta vez consecutiva fato raro naquela época. Eleito Deputado Estadual em seu último mandato de 1967 a 1970 interrompido em 21/12/1967. E o Sr.º Leandro Maynard Maciel para seu segundo mandato como Senador de 1967 à 1975.    

Antônio Torres Junior e Gicélia de Araújo Torres

Acervo: Ângelo Mauricio de Araújo Torres


PRESENTES  TESTEMUNHAS

DR. LEANDRO MAYNARD MACIEL
LUIZ GARCIA
JOSÉ TOMAZ D'AVILA NABUCO
MANUEL FRANCISCO TELES

Acervo Pessoal: Ângelo Mauricio de Araújo Torres
( Seu Filho ) 

                               

BACHARELANDO



Deputado Torres Júnior, Presidente da Assembléia Legislativa de Sergipe no Governo Luiz Garcia. Campanha eleitoral de 1960, com Dr.Jânio Quadros 
candidato a Presidência da República. 
Mais no fundo Dep. Filadelfo Dória.
Foto: acervo de Ângelo Mauricio de Araújo Torres

HOMENAGEM  FEITA  POR  NOSSO  SAUDOSO  "DRº MARCOS  PRADO  TAMBÉM  TORCEDOR  FANÁTICO PELO  DRAGÃO>>>> A   CINCO  HERÓIS  PROLETÁRIOS  FOTO DOS ANOS 60....  PELA  ORDEM: RUBENS S.R.CHAVES,  FILHO DO PATRONO DO CLUBE DR. JOAQUIM RIBEIRO, CRESCEU NAS HOSTES PROLETÁRIAS. FOI PRESIDENTE  DA EXECUTIVA,DO CONSELHO DELIBERATIVO, CONSELHEIRO EMÉRITO E GRANDE BATALHADOR  PELAS  DIVISÕES  DE BASE.  COMPETENTE  ARQUITETO,  ELE PUBLICOU  ANTES DE MORRER UM LIVRO SOBRE ARACAJU.  DOGIVAL MOURA- CONHECIDO COMO DOGÍ DA CARNE DE-SOL, ERA UM IMPORTANTE DIRIGENTE PROLETÁRIO. SEGUNDO O EX-PRESIDENTE MANOEL GONÇALVES (BAIANO) DOGÍ ERA O HOMEM DOS 7 INSTRUMENTOS NA DIRETORIA, ATÉ COMO "MÉDICO" (ELE SEMPRE VESTIA BRANCO) DEU ASSISTÊNCIA AO CONFIANÇA EM CAMPINA GRANDE(PB) NA TAÇA BRASIL., ROGACIANO NEWTON - EX-DIRIGENTE E CONSELHEIRO FOI FIGURA DAS MAIS IMPORTANTES NAS TAÇAS BRASIL DE 1963 E 1964, NO CLUBE DIRIGIDO PELO PROF.WALQUIRIO LIMA.FOI UM DOS MAIS CONCEITUADOS ALFAIATES DE ARACAJU. DEPT.ANTONIO TORRES JÚNIOR - (APONTADO NA SETA) ERA UM TORCEDOR DOENTE DO DRAGÃO, FOI CONSELHEIRO E UM DOS MAIS DESTACADOS DEPUTADOS ESTADUAIS QUE COLABORARAM COM O CONFIANÇA.FOI ASSASSINADO COMO DEPUTADO EM UMA DAS RUAS DE ARACAJU.. ROBERTO SANTOS - FOI UM DOS SUSTENTÁCULOS DA FÁBRICA CONFIANÇA E DO PRÓPRIO CONFIANÇA, SEMPRE REPRESENTANDO O PATRONO DO CLUBE, COMO CONSELHEIRO OU NAS IMPORTANTES DECISÕES PROLETÁRIAS. O DRAGÃO MUITO DEVE A ROBERTO!

 FOTO: ÂNGELO MAURICIO DE ARAÚJO TORRES 
 (SEU FILHO)
        
Reunião de Governadores e líderes da UDN, no Palácio Olímpio Campos.A partir da esquerda: Leandro Maciel,Dinart Mariz (RN), Jânio Quadros (SP), Juracy Magalhães (BA), Cid Sampaio (PE), Luis Garcia (SE) e Magalhães Pinto (MG)>>>>>FONTE:>>>>Fotos reproduzidas do livro: "Governadores em Três Estados do Brasil" de José Anderson Nascimento.


Secretariado do governo Luis Garcia (da esquerda para a direita):Junot Silveira( Casa Civil), José Garcia Neto (DER e DESO), João Machado Rollemberg Mendonça(Fazenda),Des.João Dantas Martins dos Reis (justiça),Governador Luis Garcia,Deputado Antonio Torres Junior (lider do governo na Assembléia Legislativa),´Temístocles Diniz Gonçalves(Agricultura),Antonio Garcia Filho (Educação)...FONTE:>>>>Fotos reproduzidas do livro: "Governadores em Três Estados do Brasil" de José Anderson Nascimento. — com Junot Silveira., João Machado Rolemberg, Des.João Dantas Martins. e Temistocles Diniz Gonçalves.




Dep. Antonio Torres Júnior presidindo na Assembleia Legislativa de Sergipe. 

  Acervo da família Torres. Túnel do tempo 1960. Deputado Antonio Torres Júnior, Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe no Governo Luiz Garcia. Presidente: Torres Jr.



"JOSE ROZENDO DE SOUZA"....Raízes Canhobense!!!! 84 anos de lealdade, fidelidade ao seu grande amigo:( in-memoria Deputado Antonio Torres Junior ). Seu ídolo, seu porto, seu conselheiro,seu IRMÃO/AMIGO. Verifiquem na parede ao fundo uma foto do seu irmão/amigo Torres Junior. ZÉ ROZENDO!!!! Família TORRES!!! Eu, Angelo Mauricio de Araujo Torres, Angela Margarida Torres de Araujo e Anicelia Torres . Filhos,netos,bis-netos de TORRES JR somos muitíssimos grato por sua AMIZADE.

Acervo: fotográfico de seu filho Angelo Mauricio de Araujo Torres

Os amigos o consideravam um homem alegre,morava em Aracaju e passava finais de semana em Canhoba, onde amanhecia o dia com os amigos em roda de violão com seu fiel amigo Zé Rozendo. Quando não tinha violão pegava um zabumba e começava a tocar , só para ver os amigos dançando alegres nas horas vagas jogava um Bilhar para ninguém botar defeitos,  torcedor  de carteirinha, fanático do Confiança. Em época de eleição saía a cavalo com os amigos para fazer campanha política no Canhoba e nos povoados e gostava muito de Piau (peixe), todos das lagoas de Canhoba.

    Música que José Rozendo sempre cantava  para seu amigo Dep. Antonio Torres Junior, nas serenatas em Canhoba-Sergipe.

                                                     " Porta Aberta"  
                                       
                                                    Vicente Celestino.                         
                                                    Vinha por este mundo sem teto.
                                                    Dormia as noites num banco tosco do jardim.
                                                    Sem ter a proteção de um afeto.
                                                    Todas as portas estavam fechadas para mim...
                                                    Mas Deus, que tudo vê e nos consola.
                                                    Em seu sagrado templo me acolheu.
                                                    E, além de me ofertar aquela esmola.
                                                    Meu destino transformou.
                                                    Meu sofrimento acabou.
                                                    E a minha vida renasceu...
                                                    Porta aberta. 
                                                    Tendo o emblema de uma cruz.
                                                    Essa porta não se fecha.
                                                    Contra ela não há queixa.
                                                    São os braços de Jesus.
                                                    Porta aberta.
                                                    Por Jesus de Nazaré.
                                                    Desvendou-me o bom caminho.
                                                    Hoje é meu doce ninho.
                                                    Novamente deu-me a fé.
                                                    Porta aberta.
                                                    Ao transpor-te entrei no céu.
                                                    Porta aberta.
                                                    Nunca mais hei de esquecer.
                                                    Que és na terra minha luz.
                                                    És o bem que me conduz.
                                                    Desde o berço até morrer!          
                                                       

GRANDE HOMEM, AMIGO E IRMÃO "JOSE ROZENDO DE SOUZA" nos deixou fisicamente em 19/11/14....Raízes Canhobense!!!! 86 anos de lealdade, fidelidade ao seu grande amigo:( In memoriam - Deputado Antonio Torres Junior ). Seu ídolo, seu porto, seu conselheiro ,seu IRMÃO/AMIGO. Família TORRES!!! Eu, Angelo Mauricio de Araujo Torres, Angela Margarida Torres de Araujo, Gil Ramalho e Anicelia Torres Filhos,netos ,bis-netos de TORRES JR somos muitíssimos grato por sua AMIZADE. A saudade bateu na nossa porta. Calaram-se a voz e o violão de Canhoba. As noites seresteiras despediram-se do seu mestre: JOSÉ ROZENDO DE SOUZA. "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25)



 A partir de 1968 o governador Lourival Baptista , contando com esforços do Deputado filho da terra, Torres Junior, inaugurou uma praça que leva seu nome.Lá consta na placa com esta inscrição: Aos benfeitores desta terra,pela instalação dos serviços de energia elétrica de Paulo Afonso, a gratidão dos canhobenses. Janeiro de 1968.      


Carismaticamente faço esta homenagem a "Enedite Custódio Divino" (Neguinha) como nosso saudoso pai o chamava. Professora Estadual, simples, humilde. Portaria 362 de 14/06/1957, referência III.Serviu na Escola Isolada do povoado "Barro Vermelho" em Nossa Senhora de Lourdes - Se. Viúva de Bráulio Custódio Divino,33 filhos, 34 netos e 21 bisnetos. Nasceu em Sítios Novos em Canhoba em 15/10/1937 ,filha de Luiz Custódio Divino e Izabel Vieira Divino..A quem conserva até os dias de hoje uma amizade/fidelidade, ao amigo a quem ela o chamava de TOINHO ( Dept.Antonio Torres Junior foto na parede de sua residência)...D.Enedite os filhos de Torres Junior (Angela Margarida, Eu , Angelo Torres e Anicelia Torres somos gratos pelo carinho a este ícone da Política em Canhoba/Sergipe.Parabéns!!Saúde e Vida Longa.

Túnel do tempo:

 Aniversário de 15 anos de minha mana Ângela Margarida.

1 -  D. Hildete Falcão Baptista, esposa do ex-governador de Sergipe, Dr. Lourival Baptista;
2 -  Deputado Estadual Antonio Torres Júnior, pai da debutante;
3 -  A debutante, Ângela Margarida de Araujo Torres;
4 -  De perfil, cumprimentando, o poeta João Pires Waynne, declamando para a debutante;
5 -  Gicélia de Araujo Torres, mãe da debutante;
6 - Ângelo Maurício de Araujo Torres, irmão da debutante;
7 -  O Industrial Benilde Vieira de Araujo, avô da debutante;
8 -  Givaldo Rosa Dias ao fundo lado direito;  
9 -  Zita Andrade.

Foto e texto de Ângelo Maurício de Araújo Torres.
          No dia 21 de dezembro de 1967, Canhoba, perdeu um filho ilustre na esquina da rua da frente com São Cristovão, foi alvejado com 05 disparos arma de fogo. Encerrava a carreira política deste cidadão, Bacharel em Direito, homem público, presidente da Assembleia Legislativa, Líder do Governo, uns dos maiores oradores do estado de Sergipe. Pai de família. RESTAM SÓ SAUDADES DEPT. TORRES JUNIOR, Como era chamado por seus eleitores.   Deixou seu LEGADO.




                                     "Árvore  Genealógica"



  Meus bisavós:  Marcelino da Rocha Torres e Maria Elvira Torres. Meus avós paternos: Antonio Torres Neto e Leonilda de Souza Torres (BEATA).Tias: Audemira Torres de Menezes,Maria Auxiliadora Torres Rezende,Mirabel Torres Aragão,Deputado Estadual Antonio Torres Junior, Tios: Delorizando de Souza Torres,Jacob de Souza Torres,Job de Souza Torres e Arquibaldo de Souza Torres todos falecidos...Mural da família TORRES em Canhoba-Se na Casa Amarela de portas Verdes na praça Dept.Antonio Torres Junior, 84.....




DEPUTADO ESTADUAL  "ANTONIO TORRES JUNIOR"  E  
"JOSÉ ROZENDO DE SOUZA"
 



CEL.  MILTON DOS SANTOS  E  SALOMÃO TORRES DOS SANTOS 


IDA DE SOUZA TORRES
Mural,  montagem da foto e pesquisa de seu filho Angelo Maurício de Araujo Torres e
Antônia Morais ( grande amiga da família ).  
Acervo: Angelo Mauricio  de Araujo Torres





           
                                                  Foto montada pela caríssima amiga da família 
                                                               "JOSEFINA RODRIGUES"   
    

 
"TORRES" Da realeza Espanhola, mais diretamente da cidade de Toledo, veio na pessoa de Diogo de Torres esta importante família. Seu filho, Afonso de Torres, foi o primeiro da linhagem Portuguesa. Fidalgo da casa do Rei Dom Sebastião, residente em Lisboa, apresentou seus títulos nobiliários dados por autoridades de justiça da vila de Valadolide e, por Alvará de 13 de fevereiro e carta de 28 de março de 1.560, teve confirmado o Brasão de Armas da família TORRES.
TÚNEL DO TEMPO: "PALAVRAS DE SAUDADE" PROFERIDAS PELO GOVERNADOR LOURIVAL BAPTISTA ÀS 10 HORAS DO DIA 22 DE DEZEMBRO DE 1967, NO CEMITÉRIO SANTA IZABEL, EM ARACAJU, NO SEPULTAMENTO DO DEPUTADO ANTONIO TORRES JÚNIOR. FONTE: DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SERGIPE, ANO XLVIII, SEXTA-FEIRA, 22 DE DEZEMBRO DE 1967 - N,15.610
 
Acervo: Ângelo Mauricio de Araújo Torres


Cemitério Santa Isabel em Aracaju
onde encontra-se seu mausoléu.

Foto: Ângelo Mauricio de Araújo Torres



CERTIDÃO DE ÓBITO

Causa da Morte - Hemorragia Interna  e Externa
Ferimento por  Arma de Fogo - Homicídio

ATESTADO

Dr. Humberto  Mourão Guimarães

Acervo Pessoal: Ângelo Mauricio de Araújo Torres
( Seu Filho )



 Antiga praça: Antônio Torres Junior
Canhoba-Sergipe.


Casa onde viveu boas recordações de sua infância.


Caderneta da turma de 1934 que ele fez parte.


Alunos que estudaram com o Deputado em 1934.



Desfile cívico em comemoração à independência do Brasil
07 de setembro de 1973
Escola Municipal  Dep.  Est. "Antônio Torres Junior"
Aluno: José Antônio da Rocha
Canhoba-Se 

Acervo pessoal: José Antônio da Rocha
           



Escola de número 04 assim chamada na época,
quando Canhoba era povoado de Propriá,
hoje Escola Estadual Dr. Eronildes Ferreira de Carvalho,
aqui ele estudou as primeiras letras.



Bom Filho, Bom Irmão, Bom Marido, Bom Pai,
esse foi o nosso eterno TORRES JUNIOR.


Texto
Jaélython Moura
Rosilene Machado

Agradecimentos
Ângelo Mauricio de Araújo Torres
( seu filho )

Entrevistado
José Rozendo de Souza

Revisão de Texto
Prof° de Português
Chrystopher Divino

editor-chefe
Jaélython Moura 




14 comentários:

  1. Que pena que não tive oportunidade de conhece-lo pessoalmente... pois me sinto muito honrada por se esposa de seu neto.... Mais esse homem deixou sua história nesta terra e será repassada de geração em geração. Que orgulho!

    ResponderExcluir
  2. Grande Nome na Política Sergipana....Uma voz marcante!!!!Bom político,filho,pai,esposo."Torres Junior" seu nome será sempre lembrado.

    ResponderExcluir
  3. Interessante saber sobre a politica de Canhoba.
    Estevania Granado

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!!! Jaélython Moura.Pelo rico trabalho sobre este Grande Ícone da política Sergipana filho de Canhoba. Deputado Antonio Torres Junior.

    ResponderExcluir
  5. "A morte surgia-lhe como uma consagração de que só os mais puros são dignos: muitos homens desfazem-se, poucos morrem."

    (Marguerite Yourcenar)

    ResponderExcluir
  6. Minhas origens são de Canhoba. Carrego os sobrenomes Rocha e Tôrres com muitoorgulho, além do Vieira de minha avó, falecida há um ano. É sempre bom ler sobre nossas origens. Parabéns pela iniciativa.
    Temístocles

    ResponderExcluir
  7. Parabens anjelo por ser filho de um grande orador deputado torres junIor sou sergio resende boia foi tambem tradicão Politicá

    ResponderExcluir
  8. Estou muito feliz em saber Que estam todos muito bem do afilhado neto da empregada D. Maura! Genilson sousa.

    ResponderExcluir
  9. Tinha 13 anos quando da morte do ilustre deputado Dr. Antônio Torres Jr. Nunca me esqueço desse dia.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Angelo por ser filho desse grande político de Canhoba, sou Roberto de Nossa Senhora de Lourdes

    ResponderExcluir
  11. Grande deputado torres júnior grande horador

    ResponderExcluir
  12. Wilton Carvalho de Menezes28 de junho de 2023 às 16:36

    Nunca me esqueci do dia em que Torres Júnior nos deixou. Ele havia saído da loja de Carnera, onde comprou um violão. Eu estudava no segundo científico do Ateneu Sergipense, então com19 anos.

    ResponderExcluir
  13. QHistória de vida Linda um exemplo de Familia

    ResponderExcluir